Dicas

04/03/2015

Cozinha pequena? Saiba como otimizar seu espaço

Uma cozinha pequena, amontoada e que mal dá vontade de preparar receitas deliciosas. Se esse é o dilema da sua casa ou apartamento, preparamos algumas dicas que podem transformar seu espaço, deixando-o mais amplo, confortável e charmoso o suficiente para nenhum chef botar defeito. Com alguma criatividade e repensando o ambiente, é possível transformar sua pequena cozinha em um lugar irresistível!


Confira nossas dicas!


foto 1

Antes de tudo, se organize


Antes de pensar em como ampliar o espaço ou mesmo na decoração da sua pequena cozinha, dedique alguns minutos para pensar na organização do seu espaço. Avalie se seus armários estão devidamente arrumados de forma a não desperdiçar cada precioso centímetro que você possui.
Procure deixar sempre a mão o que você utiliza diariamente. Outra dica é dispor dos acessórios, utensílios e eletrodoméstico conforme você os utiliza, isto é, mantenha panelas, colheres de pau, pegas e outros objetos que utiliza para cozinhar próximos ao fogão. Pratos, talheres e copos, devem ficar guardados próximos a zona de refeição.


Aproveite o espaço das paredes


A cozinha é o ambiente ideal para usar e abusar das paredes. É possível instalar armários, pendurar utensílios, construir painéis para guardar temperos, ingredientes e etc. Enfim, é na cozinha que as paredes podem ter mil e uma utilidades!
Utilizar as paredes para guardar tudo é uma excelente forma de criar mais espaço no ambiente, permitindo uma melhor circulação de pessoas e desafogando a passagem. Em cozinhas pequenas o ideal é usar ao máximo as paredes e para isso é possível aprimorar o espaço dos armários a partir da instalação de divisórias e tabuleiros para guardar objetos. A instalação de divisórias pode ser feita tanto com materiais comuns como caixas, latas e ganchos, ou é possível buscar móveis planejados que já contem como assessórios divisórias embutidas.
Saiba escolher as cores
Parece um detalhe sem importância, mas as cores influenciam e muito na sensação de amplitude do ambiente. Se você quer deixar sua cozinha pequena sem cara de ser tão minúscula, use e abuse das cores claras. Branco, pérola, amarelo claro, lavanda e outros tons neutros e até mesmo pasteis são excelentes para esse efeito. Outra dica é utilizar o acabamento em brilho que reflete mais luz e confere maior amplitude ao espaço da sua cozinha. Se você é um apaixonado por cores, a dica é manter a predominância das cores claras sem abrir mão do estilo.
Aproveite o espaço dos móveis
Outra forma de criar mais espaço no ambiente é repensar a disposição dos móveis. Uma boa dica é colocar armários dos dois lados das paredes. Se isso não te agradar, procure então a dispor de armários estreitos do chão ao teto em apenas uma parede. Isso certamente vai criar espaço suficiente para guardar tudo, sem comprometer o ambiente como um todo.
Se você já tiver uma sala de jantar, evite ter uma mesa na cozinha só para ocupar um espaço que já esta te faltando. Fazer as refeições em um local diferente da cozinha é uma questão de hábito. Inicialmente pode parecer um pouco chato ficar levando alimentos e utensílios de um lado para o outro, mas com um tabuleiro é possível fazer essa movimentação bastante prática.
No entanto, se você tem uma cozinha pequena e não conta com uma sala de jantar, você pode utilizar os modelos de mesa que ficam afixados na parede, permitindo que se monte a mesa apenas quando ela for utilizada para as refeições. Além de ser prática, esse tipo de mesa é bastante útil na hora de resolver o problema de pouco espaço.
Planejamento na medida certa
Para quem conta com pouco espaço e precisa de soluções eficazes, móveis planejados podem ser uma ótima pedida. Isso porque o ambiente é pensado por profissionais experientes dedicados a encontrar uma solução personalizada para sua cozinha, transformando-a em um local amplo e ideal para todas as suas necessidades.